sexta-feira, julho 29, 2005

CONSELHO DISTRITAL JSD / ALTO MINHO

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e Regulamentos aplicáveis, convoco o Conselho Distrital da JSD Alto Minho, para reunir no próximo dia 6 de Agosto de 2005, pelas 15h00, na Sede Concelhia do PSD de Arcos de Valdevez, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Rectificação dos candidatos da JSD a integrar as listas do PSD nas próximas Eleições Autárquicas 2005.
  2. Análise da Situação Política

quinta-feira, julho 28, 2005

Formação Autárquica

terça-feira, julho 26, 2005

Lançamento da candidatura do PSD em Ponte da Barca



Com saudades de outros tempos, o líder nacional e Presidente do PSD, Luís Marques Mendes, esteve no passado dia 10, no Choupal, em Ponte da Barca, a dar corpo à candidatura do candidato do PSD às autárquicas de Outubro, Lino Freitas, um independente, que parte à conquista da cadeira da autarquia, deixada por Cabral de Oliveira, e agora por Armindo Silva. Recordando todo um percurso, Marques Mendes evidenciou o seu empenhamento na direcção daquela autarquia, protagonizado há doze anos atrás, quando aqui esteve para dar um “empurrão” - como disse - à candidatura de Cabral de Oliveira. Não esqueceu o “amigo” assimcomo deu todo o apoio a Lino Freitas.
Com um discurso forte, para dentro do partido a nível local, o Presidente do PSD teceu fortes comentários para aqueles que primaram pela ausência, nesta apresentação.
Marques Mendes disse que «gostava de ver aqui os senhores vereadores. Foram eleitos pelo partido e é ao lado do partido que devem estar».
Falando com autoridade moral e política para o fazer, Marques Mendes deixou “recado” de forma directa «para quem, que nos momentos da verdade e momentos eleitorais, não dá tudo por tudo pelo projecto do Partido, está objectivamente a fazer o jogo do adversário».
Não admitindo essa postura, Marques Mendes, sintetizando, acrescentou que «por aquilo que tenho feito ao longo dos anos por este concelho, merecia um pouco mais, também, da parte dessas pessoas esse respeito e essa consideração».
Dirigindo-se ao candidato Lino Freitas, Marques Mendes adiantou «que temos aqui uma óptima
solução. É um homem que se identifica com os nossos princípios. Por isso, aqui lhe venho testemunhar todo o empenho, todo o apoio e todo o entusiasmo nesta candidatura».

segunda-feira, julho 25, 2005

Lançamento da candidatura do PSD à Câmara Municipal de Viana do Castelo



O lançamento da candidatura do PSD à Câmara Municipal de Viana do Castelo só pode ser classificada com um estrondoso sucesso. Muitas centenas de militantes dos mais variados quadrantes sociais, afluíram à Pousada de Santa Luzia, para assistir à apresentação do nosso candidato, António Carvalho Martins, numa cerimónia que foi valorizada pelo pano de fundo de uma das mais belas paisagens que se podem contemplar junto ao santuário, um “ex-libris” da cidade e de Portugal. A introdução e apresentações estiveram a cargo do presidente da Comissão Política Concelhia de Viana do Castelo, António José Amaral que, num discurso breve mas muito incisivo, demonstrou a confiança que o PSD deposita na candidatura de António Carvalho Martins. “É um homem de coragem, dinamismo e frontalidade, que merece de toda a credibilidade política”, afirmou António José Amaral, recordando que, em 1995, foi o próprio Professor Cavaco Silva a elogiá-lo, atribuindo-lhe o total sucesso da sua campanha eleitoral na região.
Feitas as apresentações foi a vez de ser o próprio candidato a apresentar as suas propostas, transformando a apresentação da candidatura numa exposição programática de meios e objectivos. Com o lema “Está na Hora de Mudar”, António Carvalho Martins propõe-se a intervir em três vectores essenciais na vida de Viana do Castelo: lutar por uma Viana competitiva, liderante e social.
Assim, adiantou algumas dezenas de propostas, consideradas as mais correctas para atingir estes três objectivos, naquilo que classificou como “um projecto diferente para Viana do Castelo”.
Entre essas propostas figuram uma maior relevância para o ex-libris da cidade, o Monte de Santa Luzia; a diminuição das taxas e impostos municipais nos próximos quatro anos; mudança da política de exploração dos parques de estacionamento, pondo-os ao serviço da população e do comércio; unir os dois vales existentes no Alto Minho; dinamizar a habitação social; em suma, “transformar Viana do Castelo na Capital do Alto Minho”. “Viana não pode ter medo dos medos. Tem rio, tem mar, tem montanha. É uma mistura explosiva de riqueza natural que nós temos de aproveitar”.

In Povo Livre

Apresentação da candidata do PSD à presidência da Câmara Municipal de Caminha



Cerca de mil e quinhentas pessoas participaram no almoço de apresentação da candidata do PSD à presidência da Câmara Municipal de Caminha, a independente Júlia Paula Costa. A cerimónia contou com a presença do presidente do PSD, Marques Mendes, do presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Eduardo Martins e do presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, João Silva. Na altura foi também anunciada a candidatura de Abílio Silva à presidência da Assembleia Municipal. A Quinta do Cruzeiro, em Vile, estrutura habituada a grandes concentrações, teve dificuldades em acolher e servir um número tão elevado de participantes. Apesar das altas temperaturas, foram muitos os que quiseram apoiar publicamente uma recandidatura que se apresenta com muito trabalho realizado, a provar que o “slogan” de há quatro anos – “O Concelho em boas mãos” - , está cumprido e agora, para bem de Caminha e dos Caminhenses, pretende-se apenas que o “Concelho continue em boas mãos”. Júlia Paula foi a primeira a intervir, animada por uma moldura humana tão significativa, que nunca lhe regateou os aplausos. A presidente da Câmara e candidata começou por agradecer a presença esmagadora de Caminhenses, reiterando a disponibilidade para prosseguir um projecto que, realçou, é como um filho que se viu nascer, que está a crescer, mas que ainda precisa de muito apoio para atingir a autonomia. O mesmo é dizer que algumas das grandes obras para o concelho estão lançadas, mas falta muito ainda para que Caminha possa atingir o patamar do desenvolvimento que merece. Júlia Paula afirmou sentir-se agora uma mulher que se guia pelos mesmos ideais de há quatro anos, mas "sou, com certeza, uma mulher diferente". "Há quatro anos, com alguma ingenuidade, pensava que a luta por um concelho melhor seria um objectivo comum, consensual, independente das simpatias político partidárias. Estava enganada". "Entre as dificuldades naturais de quem entra como presidente numa Câmara Municipal pela primeira vez - uma Câmara vazia de projectos, de técnicos e de chefias intermédias -, fui confrontada com as novas regras de gestão impostas pelo POCAL, ameaçada por uma catástrofe que deu pelo nome de “Prestige”. Fui confrontada com o III Quadro Comunitário praticamente esgotado, situação agravada pelo constrangimento ao crédito. Sobre mim, sobre o meu Executivo, abateu-se também uma oposição impiedosa, cega, destrutiva e duradoura", concluiu. Agora, fortalecida por esta espécie de formação, a presidente está segura e confiante de que a avaliação final, que caberá aos Caminhenses será positiva, pois, realçou, "considero o Povo do concelho um júri justo e atento, em quem confio plenamente". Tranquilidade e confiança são, pois, as palavras-chave desta recandidatura.

In Povo Livre

segunda-feira, julho 18, 2005



Esta é a nova campanha de apelo ao recenseamento levada a cabo pela JSD.

sexta-feira, julho 15, 2005

Conselho Nacional reúne em Viana do Castelo




Reuniu-se no passado dia 9 de Julho, em Viana do Castelo, o Conselho Nacional da JSD. A Comissão Politica Nacional começou por fazer um breve apanhado dos 4 primeiros meses de mandato, e anunciou algumas das actividades previstas para os próximos tempos. Destaque nas actividades a desenvolver para a campanha para o recenseamento eleitoral, anunciada por Daniel Fangueiro, e que terá inicio já na próxima semana.
Para além da habitual análise da situação politica, o Conselho Nacional de Viana do Castelo tinha a particularidade de eleger os representantes da JSD no Conselho Nacional do PSD. Para esse efeito foram eleitos os companheiros/as: Ana Zita Gomes, Duarte Marques, Nuno Matias, Rodrigo Saraiva, Cristóvão Norte, Pedro Rodrigues, Sérgio Azevedo, Paulo Almeida, Pedro Sousa e Vânia Neto.
De referir ainda a apresentação e aprovação por unanimidade de uma moção, “A Implosão”, apresentada pelos companheiros João Montenegro, António Leitão Amaro e Carlos Lopes.

Secção da JSD Ponte de Lima




A JSD de Ponte de Lima reuniu-se no passado dia 9 de Julho com o Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Dr. Amorim, na sede dos Bombeiros da localidade.
Esta reunião teve como principal objectivo a entrega por parte da juventude partidária de um cheque no valor de 150€, proveniente das receitas arrecadadas com a organização do seu 1º Passeio de BTT, que se realizou no Dia Mundial do Ambiente.
Este passeio, que teve inicio no Largo de Camões de Ponte de Lima pelas 9 horas, superou as expectativas, reunindo cerca de 70 participantes, desde os 14 anos aos 60 anos, provenientes das diversas freguesias do concelho, bem como de cidades vizinhas como é o caso de Barcelos, Barroselas, Santo Tirso, entre outros.
Aquando da entrega do donativo os membros da estrutura ficaram a conhecer as dificuldades e necessidades da instituição. Segundo o Presidente dos Bombeiros, “existe uma falta de interacção entre a juventude e os bombeiros, pois não existe entre nós uma cultura de voluntariado implementada, que se tornaria nos dias de hoje muito importante”.
No final da reunião, a JSD de Ponte de Lima agradeceu a receptividade e a amabilidade com que foram recebidos, quer pelo Presidente da Direcção e pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, quer antes da iniciativa, quer durante a mesma, através da cedência de uma ambulância para acompanhamento da actividade.
A JSD lança um apelo a todos, e em especial aos jovens, que não se devem esquecer dos “soldados da paz” que dedicam muito do seu tempo a proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos nós, quer lutando contra os fogos que devastam as nossas florestas, quer salvando vidas quando socorrem as pessoas em acidentes ou doenças súbitas, tudo isto gratuitamente.

quarta-feira, julho 13, 2005

Comemoração do 31º Aniversário da JSD




A JSD festeja este ano o seu 31º Aniversário. Comemoram-se pois 31 anos de trabalho, de várias gerações em prol da Juventude Portuguesa. A Comissão Politica Nacional não poderia deixar passar em claro esta data, organizando por isso uma Festa de Aniversário.

Esta terá lugar no próximo dia 16 de Julho em Soure, Distrito de Coimbra. Prevê-se um grande evento estando desde já convidados todos os militantes e simpatizantes da JSD.

O espaço reservado para a comemoração localiza-se junto do rio estando previsto um vasto rol de actividades a decorrer entre as 14H e as 02H.

De destacar ainda a presença do Presidente do Partido, Dr Marques Mendes, que fará uma intervenção cerca das 17H00.


Não FALTES!!!

Se quiseres mais informações contacta a sede distrital da JSD Alto Minho

quinta-feira, julho 07, 2005

terça-feira, julho 05, 2005

Conselho Nacional em Viana do Castelo

sexta-feira, julho 01, 2005

Daniel Fangueiro dirige “Carta Aberta” ao Primeiro Ministro

Caro Eng. José Sócrates,

Tenho o prazer de lhe escrever pela primeira vez, não pelas melhores razões, mas sim para lhe mostrar que o exercício do poder político, não é uma mera gestão do pensamento dos portugueses.

A forma como tem desempenhado as suas funções deixa muito a desejar, estando provado que existe um fosso enorme entre o que diz que faz e o que realmente faz por Portugal. É um desrespeito para todos nós, a forma como insere o referendo do aborto na agenda política. É um assunto demasiado importante para servir de janela de saída para as suas confusões no Governo. È um claro insulto à nossa inteligência.

Mas deixe-me que lhe transmita que só pode estar de cabeça perdida, para lançar um assunto desta natureza em tão pouco tempo, indo ao ponto de alterar a lei para lhe facilitar a marcação desse referendo à pressa. É fundamental que o referendo se realize no próximo ano, tendo de ser acompanhado por uma campanha de informação aos portugueses sobre a temática. Só assim se garantirá a veracidade dos resultados e uma grande participação de todos, assegurando um resultado prático do referendo.

Ao mesmo tempo, estaríamos à espera que o seu Governo tomasse medidas concretas no apoio à natalidade, na implementação do regime da adopção e numa campanha de informação para todos, com uma vertente dirigida aos jovens. Os números de gravidez na adolescência estão a aumentar, urge de uma vez por todas seguir uma linha de rumo coerente e própria para a disciplina de Educação Sexual. São medidas concretas e importantes para todos, se é que a palavra “concretas” lhe diz alguma coisa.

Gostava que este Governo tivesse tido todas estas medidas, mas já percebi que prefere malabarismos políticos do que o bem estar de todos nós. Prefere confundir os portugueses com a introdução de uma série de assuntos ao mesmo tempo, sem com isso ter conseguido qualquer resultado prático. Ainda não fez nada por este país, ainda não fez nada pelos jovens portugueses. Não nos atire areia para os olhos, sabemos bem o que queremos e já percebemos que não somos uma aposta para si. Não votei em si, há coisas que nunca me arrependo e esta é concerteza uma delas. Não desejo mal ao seu Governo, mas também não desejo mal aos portugueses, as suas políticas são meras nuvens de fumo que servem para distrair enquanto é primeiro – ministro no Governo do “Faz-que-faz”.

Espero que no futuro tenha motivos para lhe escrever por boas razões, mas algo me diz que não tenha esperança, em três meses percebemos o que vai ser o resto do mandato.

Cordialmente

Daniel Fangueiro
Presidente da Juventude Social Democrata