domingo, julho 08, 2007


Nos passados dias 28,29 e 30 de Junho e 1 de Julho de 2007 realizou-se na Casa da Cultura do Município de Paredes a 1ª Universidade do Poder Local.

Em conjunto, a JSD e PSD organizaram mais uma iniciativa para formar 60 jovens quadros políticos da estrutura (seleccionados num universo de 400 candidaturas), desta feita para enfrentarem de forma mais qualificada os desafios com que se deparam no exercício das funções e gestão autárquica.

Respondendo assim ao repto lançado pelo líder do partido, Dr. Luís Marques Mendes, no final da última Universidade de Verão foi possível ao longo dos quatro dias abordar as mais complexas e importantes matérias da gestão autárquica contando com o contributo dos melhores autarcas do PSD e oradores excepcionais.

Este evento começou na quinta-feira dia 28 de Junho com o Jantar de Abertura com o Dep. Carlos Coelho e o Presidente da Câmara de Paredes Dr. Celso Ferreira a darem as boas vindas a todos os participantes. Seguidamente foi realizada a primeira conferência vocacionada para a Assembleia Municipal que teve como orador o Dr. Luciano Gomes, Presidente da Assembleia Municipal da Maia e da Assembleia da Área Metropolitana do Porto.

No dia 29 Junho, esta formação intensiva, contou com o Dr. Carlos Pinto (ex- deputado do PSD) para apresentar o tema “As Leis que nos Regem” efectuando um enquadramento jurídico dos principais diplomas que regulam a actividade autárquica.

Nesta Universidade do Poder Local nem as refeições davam para descansar, assim todos os almoços e jantares eram debates temáticos. O primeiro foi sobre as Freguesias como intervir e como dar resposta aos cidadãos e pautou-se por uma partilha de experiências de alguns participantes que referiam as suas maiores dificuldades e as suas maiores conquistas.

Logo após almoço o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Carlos Encarnação deu uma palestra sobre a Comunicação com os Cidadãos e os Jornalistas e ainda na mesma tarde o Dr. Castro Almeida, Presidente da Câmara de S. João da Madeira deu uma lição aos alunos da UPL sobre orçamento e finanças autárquicas e os desafios da gestão dos recursos.

Este segundo dia ficou concluído com o Jantar Debate que teve a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio para falar sobre um assunto tão importante e actual como é a ética na política e o respeito com os eleitores.

Logo na manhã de dia 30 de Junho foi abordado o problema do Ordenamento do Território pelo o Eng. António Paiva, Presidente da Câmara Municipal de Tomar onde foi possível conhecer os principais instrumentos de planeamento e os novos conceitos de planificação urbana.

Neste 3º dia o almoço foi dedicado ao tema “Mãos à Obra: Fazer mesmo que o PS não queira” em que o principal contributo foi dado pela Dra. Berta Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada que consegui-o demonstrar que mesmo perante adversidades politicas é possível trabalhar e melhorar a vida dos munícipes.

Na parte da tarde os participantes falaram sobre o sector empresarial municipal sob o tema “Empresas Municipais: Outsourcing ou Desorçamentação” que contou com a presença do Deputado Miguel Relvas, que foi também o interveniente principal da simulação de Assembleia Municipal que ocorreu seguidamente onde foi ensaiada uma peça teatral entre os membros da organização e onde os participantes tiveram que identificar e resolver diversos incidentes processuais ao longo da simulação.

Para culminar esse dia o Presidente da Associação Nacional dos Municípios e Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas veio jantar e participar no debate sobre “ Experiência Autárquica e a Valorização das especificidades locais” e onde teve a oportunidade de explicar e criticar a nova lei de financiamento das autárquicas e a forma verdadeiramente centralista como este Governo exerce poder.

Finalmente no último dia da Universidade do Poder Local, 1 de Julho, começou-se logo cedo com matérias ambientais e a Agenda XXI com a presença do Eng. Macário Correia, Presidente da Câmara Municipal de Tavira onde foram abordados os próximos desafios das autarquias para a melhoria e concretização do desenvolvimento sustentado.

O último almoço teve como principal orador o único Presidente de Câmara do continente da JSD, o Dr. Ricardo Pereira Alves, Presidente do Município de Arganil e que foi falar acerca de Educação e Cultura, matérias tão importantes e sensíveis para jovens quadros políticos.

A 1ª Universidade do Poder Local terminou com a sessão formal de encerramento onde foram distribuídos os diplomas a todos os participantes pela mão do Dr. Luís Marques Mendes e contou ainda com a presença do Secretário-geral do PSD Dr. Miguel Macedo, com o Presidente da Distrital do Porto, Dr. Agostinho Branquinho, com o Presidente da JSD Pedro Rodrigues e o Presidente da Câmara de Paredes Dr. Celso Correia para além do Reitor Carlos Coelho.

Foi prometido pelo Presidente do Partido que esta foi a primeira de muitas universidades do Poder Local e que a formação continuará a ser uma das prioridades do PSD bem como da JSD.
.

Do distrito de Viana do Castelo, participou o companheiro José Alfredo Oliveira, autarca no Concelho de Ponte da Barca, tendo terminado o "curso" da Universidade do Poder Local com distinção.


Os participantes saíram satisfeitos e melhores preparados para o desempenho de funções autárquicas tendo sido UMA INICIATIVA DE ENORME SUCESSO.

Etiquetas: