"Estudar?Sim...mas onde?!"
Decorreu no dia 23 de Março, às 22H, na Residencial Frei Agostinho da Cruz a tertúlia "Estudar?Sim...mas onde?!", organizada pela Juventude Social Democrata (JSD) de Ponte da Barca. O painel de oradores foi constituído por diversas personalidades com especial ligação à educação, nomeadamente, o Dr. Abel Baptista, Deputado da Assembleia da República e Presidente da Comissão Parlamentar Comissão de Educação, Ciência e Cultura, o Dr. Augusto Patrício, Inspector de Educação e o Dr. Rogério Correia, Professor e Dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN). A Tertúlia contou como moderador José Alfredo de Oliveira, Presidente da JSD de Ponte da Barca. Mais promenores acerca desta Tertúlia, no blog oficial da JSD de Ponte da Barca.
G.IF
À Conversa com os Candidatos...
A convite da Comissão Política Distrital da JSD Alto Minho, os candidatos Pedro Rodrigues e Bruno Ventura vieram na passada semana a Viana Do Castelo apresentar formalmente as suas candidaturas à Comissão Política Nacional.
O companheiro Bruno Ventura usou primeiro da palavra, tendo perante sala cheia na Sede da JSD Distrital do Alto Minho, apresentado as suas propostas de supressão dos problemas que afligem a juventude portuguesa nos dias do hoje, nomeadamente quanto ao Incentivo ao Arrendamento por Jovens e quanto à Secretaria de Estado do Desporto "que por mero acaso também é da Juventude".
.
Propõem um "renascimento" da JSD, pois "a JSD está fixa em temas ja gastos, já muito debatidos e com soluções ja em prática". Para além de ter tocado, durante a sua apreentação, na cultura, na educação, no ambiente, na economia e nas finanças públicas, referiu que "um dos grandes, e dos mais sérios problemas da JSD, é a sua ausência na Assembleia da República", falha que se deve colmatar já nas próximas eleições legislativas.
O companheiro Pedro Rodrigues usou da palavra em seguida, tendo apresentado as suas propostas em geral, atacando de maneira justa e feroz a "pseudo actividade", apenas desportiva, do Sr. Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Laurentino Dias, que apenas "se lembra que é responsavel pela juventude quando vê a placa na porta do seu gabinete".
Referiu ainda, a importância da JSD mudar de rumo, de alcançar e batalhar por novos temas que, directamente dizem respeito à juventude portuguesa, em comparação a "vitórias" passadas da JSD como o fim da obrigatoriedade do serviço militar obrigatório, ou da IVG. " A JSD deve ter voto no que toca à cultura, à educação, ao ambiente, devendo por isso reforçar a sua posição em cada um destes pontos, devendo actuar com uma maior incidência sobre as questões que directamente aos jovens dizem respeito, sendo por isso considerada como a maior organização jovem político-partidária portuguesa".
G.IF
«Governo ganha juízo, os consulados não dão prejuízo»
Milhares de emigrantes portugueses em França manifestaram-se hoje em Paris contra o encerramento de quatro postos consulares naquele país, acreditando ainda ser possível convencer o governo português a alterar a sua decisão.
Os manifestantes expressam o seu descontentamento através de palavras de ordem como: «Governo ganha juízo, os consulados não dão prejuízo», «Cavaco Presidente, não deixes maltratar a gente» e «Governo se queres calar a gente, tens que ser mais inteligente».
Os organizadores sublinharam o «sucesso» do evento que segundo eles reuniu «mais de cinco mil pessoas», enquanto fonte da polícia de Paris contactada pela Lusa estimava a presença de apenas cerca de duas mil pessoas.
Foi a primeira vez que portugueses desfilaram no percurso de cerca de 2,16 quilómetros entre as praças da República e da Bastilha, um local emblemático das manifestações em Paris.
O deputado do PSD pelo círculo da Europa e ex-secretário de estado das Comunidades, Carlos Gonçalves, afirmou não compreender o «capricho» de governo português de fechar quatro consulados em França, apesar de apoiar uma reestruturação consular.
Presente também na manifestação, Maria Gracinda Maranhão, líder do PS português em França, insurgiu-se contra a reforma dos consulados que, segundo ela, não toma em consideração «a realidade no terreno» tratando os portugueses no estrangeiro como «quantidade negligenciável».
«Não é por sermos socialistas que não nos manifestamos contra uma decisão que consideramos errada» de um governo do PS, disse.
Mais de um milhão de portugueses e luso-descendentes vivem actualmente em França.
A reestruturação consular foi aprovada quinta-feira em Conselho de Ministros com o governo a recuar em relação ao projecto apresentado em Dezembro último, decidindo encerrar 11 consulados e não os 17 inicialmente previstos.
II Tertúlia - "Estudar?Sim...mas onde?!"
"A JSD pelas freguesias"
A JSD Ponte de Lima iniciou no passado Domingo, dia 4 de Março, na freguesia da Queijada a sua actividade denominada “A JSD pelas freguesias”, que consiste na visita a algumas das 51 freguesias do concelho para ter uma conversa informal com vista a perceber a realidade local das freguesias, os seus problemas e as suas virtudes, assim como a percepção das motivações e dificuldades dos autarcas visitados.
É objectivo da Comissão Política da JSD visitar até ao fim do presente mandato o mais alargado e diversificado leque de freguesias do concelho.
.
Para mais promenores sobre esta iniciativa da JSD de Ponte de Lima, visita o blog oficial da JSD de Ponte de Lima.
G.IF
Candidaturas ao XIX Congresso Nacional
Sábado, dia 17 de Março, os candidatos à Presidencia da Comissão Política Nacional da JSD serão recebidos pela Comissão Política Distrital da JSD Alto Minho, na Sede da JSD Alto Minho para a apresentação formal das suas candidaturas, e dos projectos para o Alto Minho.
.
O companheiro Pedro Rodrigues será o primeiro, sendo recebido às 15:00, e o companheiro Bruno Ventura, em seguida, às 17:00.
.
Aparece!!
Convocatória - Ponte da Barca
Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e Regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário da Secção de PONTE DA BARCA para reunir no dia 17 de Março de 2007, pelas 21:00 em Sede Concelhia do PSD, sita na Rua Condes da Folgosa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto Único – Eleição dos Delegados ao XIX Congresso Nacional da JSD.
Notas:
- As urnas estarão abertas pelo período de 1H30M;
- As listas candidatas deverão ser entregues ao Presidente de Mesa ou a quem o substitua estatutariamente, na/no Sede Concelhia do PSD, até às 24h do terceiro dia anterior ao acto eleitoral.
Convocatória - Ponte de Lima
Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e Regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário da Secção de PONTE DE LIMA para reunir no dia 16 de Março de 2007, pelas 21:00 em Sede Concelhia do PSD, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto Único – Eleição dos Delegados ao XIX Congresso Nacional da JSD.
Notas:
- As urnas estarão abertas pelo período de 1H30M;
- As listas candidatas deverão ser entregues ao Presidente de Mesa ou a quem o substitua estatutariamente, na/no Sede Concelhia do PSD, até às 24h do terceiro dia anterior ao acto eleitoral.