Comunicado do Presidente do PSD
A morte do Prof. Emídio Guerreiro representa o desaparecimento de um grande democrata, um grande combatente pela liberdade.
A luta pela liberdade foi mesmo a grande causa da sua vida. Fê-lo em Portugal e no estrangeiro. Fê-lo antes e depois do 25 de Abril.
Não sendo hoje militante social-democrata, o PSD recorda, todavia, o seu empenho nos valores da liberdade, da democracia e da solidariedade no período em que exerceu a liderança do PSD.
No momento em que se perde um grande Português, o PSD associa-se à dor dos seus familiares e amigos e expressa a sua homenagem à memória do Prof. Emídio Guerreiro.
O Presidente da CPN do PSD
Luis Marques Mendes
13 por dia - Sócrates bate Santana ao nomear mais de mil pessoas
O Governo socialista realizou mais de mil nomeações nos primeiros dois meses e meio de mandato, número que ultrapassa as nomeações feitas pelo Executivo de Santana Lopes no período comparável. Nuns casos trata-se da entrada de pessoal para fazer funcionar os gabinetes. Noutros, são decisões políticas ou a habitual dança de cadeiras entre gestores públicos.
Em termos globais, o Ministério das Finanças é o que mais nomeações efectuou até agora, com 112 pessoas indicadas pelo gabinete do ministro e dos secretários de Estado. Mas a análise por governante revela que é o próprio primeiro-ministro, José Sócrates, que mais nomeações efectuou. Feitas as contas, são 12,7 por dia as nomeações feitas por este governo socialista até agora. (…)
O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje, em Lisboa, que as nomeações que o seu Governo fez desde a tomada de posse são «estritamente políticas» e «cumprem a lei».(..)
As 1.094 nomeações feitas por José Sócrates em dois meses e meio ultrapassam as 1.034 do ex-primeiro ministro Pedro Santana Lopes, em período comparável.
«Cumprimos o que prometemos, isto é, fazer uma lei com um acordo na Assembleia da República, [que será discutida dentro de semanas]», referiu ainda.(..)
PSD questiona isenção e imparcialidade do Governador Civil
O PSD de Viana do Castelo anunciou que vai “pedir explicações” ao Ministro da Administração Interna sobre a
actuação do Governador Civil do distrito, que considera desrespeitadora dos princípios da isenção e da imparcialidade.
Em conferência de imprensa, o presidente da CPD de Viana, José Eduardo Martins, explicou que em causa estão duas recentes visitas do Governador ao portinho de Vila Praia de Âncora, uma com o representante no distrito do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM) e outra com o ministro da Defesa, Luís Amado.
Nessas visitas, e ainda segundo o PSD, o governador civil “fez-se sempre acompanhar dos candidatos autárquicos do PS”, mas “desconsiderou” a Câmara, que é presidida pela social-democrata Júlia Paula. Por isso, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viana do Castelo, apresentaram na segunda-feira um requerimento, na Assembleia da República, questionando o ministro da Administração Interna sobre o carácter oficial ou particular dessas visitas e sobre a legitimidade da participação do Governador Civil nas mesmas. “A nós parece-nos que são situações que põem em causa o prestígio do Governo, muito mais numa altura em que estamos a quatro meses das eleições autárquicas”, referiu José Eduardo Martins.
Fonte: Lusa/Povo Livre 08/06/2005
Eleições autárquicas
O PSD do distrito de Viana do Castelo já apresentou 8 dos 10 cabeças de lista para as eleições autárquicas; Viana do Castelo – António Carvalho Martins
Ponte de Lima – Manuel Trigueiro
Monção – Joaquim Magalhães
Ponte da Barca – Lino Freitas
Arcos de Valdevez – Francisco Araújo
Paredes de Coura – Décio Guerreiro
Valença – Luís Campos Ferreira
Caminha – Júlia Paula
Por questões formais os candidatos por Melgaço e Vila Nova de Cerveira serão apresentados mais tarde.
O Alto Minho recebe o I Conselho Nacional Ordinário de 2005
I Conselho Nacional Ordinário de 2005
Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e demais regulamentos em vigor, convoca-se o Conselho Nacional da Juventude Social Democrata, para uma reunião a realizar no dia 9 de Julho de 2005, pelas 16h00, no Auditório da Associação Industrial do Minho, sito ao Largo da Feira, em Viana do Castelo, com a seguinte: Ordem de Trabalhos: 1- Informações; 2- Análise da situação política; 3- Eleição dos representantes da JSD no Conselho Nacional do Partido Social Democrata. Nota: As listas candidatas deverão ser entregues, em duplicado, à Presidente da Mesa do Congresso Nacional da JSD ou a quem estatutariamente a substitua, na Sede Nacional da JSD, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao do acto eleitoral; As listas deverão ser devidamente acompanhadas dos termos de aceitação de todos os candidatos e das respectivas subscrições, nos termos estatutários; O acto eleitoral decorrerá entre as 18h00 e as 20h00.