quinta-feira, junho 30, 2005

Comunicado do Presidente do PSD

A morte do Prof. Emídio Guerreiro representa o desaparecimento de um grande democrata, um grande combatente pela liberdade.

A luta pela liberdade foi mesmo a grande causa da sua vida. Fê-lo em Portugal e no estrangeiro. Fê-lo antes e depois do 25 de Abril.

Não sendo hoje militante social-democrata, o PSD recorda, todavia, o seu empenho nos valores da liberdade, da democracia e da solidariedade no período em que exerceu a liderança do PSD.

No momento em que se perde um grande Português, o PSD associa-se à dor dos seus familiares e amigos e expressa a sua homenagem à memória do Prof. Emídio Guerreiro.

O Presidente da CPN do PSD

Luis Marques Mendes

Pois é, bem prega frei Tomás

"...Há uns meses atrás, quando tive o privilégio de representar o governo do nosso país, conseguiram desbloquear-se alguns pequenos entraves que dificultavam o investimento em Portugal do maior produtor do mundo de aerogeradores de energia eólica – Enercon. Foi negociada a subconcessão de uma área não utilizada dos estaleiros navais de Viana do Castelo, acordo que era suficiente para promover só numa primeira fase um investimento de 40 milhões de euros e criar mais de 300 postos de trabalho naquela região. Escusado será dizer que tanto o governo (na altura PSD/PP), como a câmara socialista estavam de acordo quanto à importância do projecto, e assim foi assinado em Novembro passado um protocolo com o consórcio. Tive a oportunidade de conhecer o dono da Enercon que me confidenciou, já naquela altura, estar cansado de tanto esperar por uma decisão das autoridades portuguesas, quando a Junta da Galiza lhe dava um lote de terreno ainda maior, para além de comparticipar nas obras. Pois bem, depois de assinado o protocolo e aprovado em Conselho de Ministros, o diploma foi vetado pelo Presidente da República. Repito: foi vetado! Podem imaginar o que sinto quando assisto ao Presidente da República apelar entusiasticamente aos agentes económicos para apostarem na inovação. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço!"


Nuno Thomaz
In Jornal de Negócios

E assim se foram, pela mão do Sr. Presidente da República, 300 postos de trabalho no nosso distrito

quarta-feira, junho 29, 2005

31 anos


sexta-feira, junho 17, 2005

A verdade.

Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de desonestidade política por fazer uma encenação com a estimativa de défice orçamental para 2005. O défice não tem motivos para ser superior a 5,6 ou 5,7 por cento, os 6,2 por cento apontados já «decorrem das opções políticas deste Governo.

Leia mais no site da RTP.

terça-feira, junho 14, 2005

13 por dia - Sócrates bate Santana ao nomear mais de mil pessoas


O Governo socialista realizou mais de mil nomeações nos primeiros dois meses e meio de mandato, número que ultrapassa as nomeações feitas pelo Executivo de Santana Lopes no período comparável. Nuns casos trata-se da entrada de pessoal para fazer funcionar os gabinetes. Noutros, são decisões políticas ou a habitual dança de cadeiras entre gestores públicos.
Em termos globais, o Ministério das Finanças é o que mais nomeações efectuou até agora, com 112 pessoas indicadas pelo gabinete do ministro e dos secretários de Estado. Mas a análise por governante revela que é o próprio primeiro-ministro, José Sócrates, que mais nomeações efectuou. Feitas as contas, são 12,7 por dia as nomeações feitas por este governo socialista até agora. (…)
O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje, em Lisboa, que as nomeações que o seu Governo fez desde a tomada de posse são «estritamente políticas» e «cumprem a lei».(..)
As 1.094 nomeações feitas por José Sócrates em dois meses e meio ultrapassam as 1.034 do ex-primeiro ministro Pedro Santana Lopes, em período comparável.
«Cumprimos o que prometemos, isto é, fazer uma lei com um acordo na Assembleia da República, [que será discutida dentro de semanas]», referiu ainda.(..)


Leia mais no Jornal de Negócios

domingo, junho 12, 2005

Não esquecer




15 de Junho
- Limite de entrega de candidaturas para a participação na Universidade de Verão 2005

quarta-feira, junho 08, 2005

PSD questiona isenção e imparcialidade do Governador Civil


O PSD de Viana do Castelo anunciou que vai “pedir explicações” ao Ministro da Administração Interna sobre a
actuação do Governador Civil do distrito, que considera desrespeitadora dos princípios da isenção e da imparcialidade.
Em conferência de imprensa, o presidente da CPD de Viana, José Eduardo Martins, explicou que em causa estão duas recentes visitas do Governador ao portinho de Vila Praia de Âncora, uma com o representante no distrito do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM) e outra com o ministro da Defesa, Luís Amado.
Nessas visitas, e ainda segundo o PSD, o governador civil “fez-se sempre acompanhar dos candidatos autárquicos do PS”, mas “desconsiderou” a Câmara, que é presidida pela social-democrata Júlia Paula. Por isso, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viana do Castelo, apresentaram na segunda-feira um requerimento, na Assembleia da República, questionando o ministro da Administração Interna sobre o carácter oficial ou particular dessas visitas e sobre a legitimidade da participação do Governador Civil nas mesmas. “A nós parece-nos que são situações que põem em causa o prestígio do Governo, muito mais numa altura em que estamos a quatro meses das eleições autárquicas”, referiu José Eduardo Martins.
Fonte: Lusa/Povo Livre 08/06/2005

segunda-feira, junho 06, 2005

Eleições autárquicas

O PSD do distrito de Viana do Castelo já apresentou 8 dos 10 cabeças de lista para as eleições autárquicas;

Viana do CasteloAntónio Carvalho Martins
Ponte de LimaManuel Trigueiro
MonçãoJoaquim Magalhães
Ponte da BarcaLino Freitas
Arcos de ValdevezFrancisco Araújo
Paredes de CouraDécio Guerreiro
ValençaLuís Campos Ferreira
CaminhaJúlia Paula

Por questões formais os candidatos por Melgaço e Vila Nova de Cerveira serão apresentados mais tarde.

sexta-feira, junho 03, 2005

O Alto Minho recebe o I Conselho Nacional Ordinário de 2005

I Conselho Nacional Ordinário de 2005

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e demais regulamentos em vigor, convoca-se o Conselho Nacional da Juventude Social Democrata, para uma reunião a realizar no dia 9 de Julho de 2005, pelas 16h00, no Auditório da Associação Industrial do Minho, sito ao Largo da Feira, em Viana do Castelo, com a seguinte: Ordem de Trabalhos:

1- Informações;
2- Análise da situação política;
3- Eleição dos representantes da JSD no Conselho Nacional do Partido Social Democrata.

Nota:

As listas candidatas deverão ser entregues, em duplicado, à Presidente da Mesa do Congresso Nacional da JSD ou a quem estatutariamente a substitua, na Sede Nacional da JSD, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao do acto eleitoral;

As listas deverão ser devidamente acompanhadas dos termos de aceitação de todos os candidatos e das respectivas subscrições, nos termos estatutários;

O acto eleitoral decorrerá entre as 18h00 e as 20h00.

quarta-feira, junho 01, 2005

Universidade de Verão da JSD

Apelamos a todos para que vejam o site da Universidade de Verão da JSD.
Podem fazer a inscrição
aqui.