terça-feira, junho 14, 2005

13 por dia - Sócrates bate Santana ao nomear mais de mil pessoas


O Governo socialista realizou mais de mil nomeações nos primeiros dois meses e meio de mandato, número que ultrapassa as nomeações feitas pelo Executivo de Santana Lopes no período comparável. Nuns casos trata-se da entrada de pessoal para fazer funcionar os gabinetes. Noutros, são decisões políticas ou a habitual dança de cadeiras entre gestores públicos.
Em termos globais, o Ministério das Finanças é o que mais nomeações efectuou até agora, com 112 pessoas indicadas pelo gabinete do ministro e dos secretários de Estado. Mas a análise por governante revela que é o próprio primeiro-ministro, José Sócrates, que mais nomeações efectuou. Feitas as contas, são 12,7 por dia as nomeações feitas por este governo socialista até agora. (…)
O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje, em Lisboa, que as nomeações que o seu Governo fez desde a tomada de posse são «estritamente políticas» e «cumprem a lei».(..)
As 1.094 nomeações feitas por José Sócrates em dois meses e meio ultrapassam as 1.034 do ex-primeiro ministro Pedro Santana Lopes, em período comparável.
«Cumprimos o que prometemos, isto é, fazer uma lei com um acordo na Assembleia da República, [que será discutida dentro de semanas]», referiu ainda.(..)


Leia mais no Jornal de Negócios