domingo, abril 17, 2005

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - PROJECTO AUTÁRQUICO 2005



No passado sábado, dia 16 de Abril, o Coordenador Autárquico da JSD Alto Minho, André Gigante, deu a conhecer o projecto autárquico desta estrutura.


PROJECTO AUTÁRQUICO 2005


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA – 16-04-2005

Embora em termos de trabalho interno este projecto tenha já tido início há alguns meses, no que concerne à sua apresentação pública, damos hoje o seu pontapé de saída.

Bem delineado em termos temporais, a sua actuação não se esgota no dia das Eleições Autárquicas, embora sejam os resultados obtidos pelo PSD nesse embate eleitoral o nosso primeiro e principal objectivo.

Com esta conferência de imprensa, que será a primeira de muitas, pretendemos transmitir as linhas orientadores deste projecto, a sua forma de funcionamento, os seus objectivos, e as iniciativas que iremos levar a cabo para os alcançar.

A) - ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO
Este projecto será orientado pelo Coordenador Autárquico da JSD Alto Minho, André Gigante, e composto por um representante de cada um dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

A escolha desses representantes será feita pelo Coordenador, sob proposta da Comissão Política Distrital da JSD Alto Minho, e sendo consultadas as várias Comissões Políticas de Secção.

Os elementos deverão, preferencialmente, ser autarcas nos seus concelhos, uma vez que funcionarão como interlocutores privilegiados entre a estrutura e os potenciais e efectivos jovens autarcas.

B) – PRINCIPAIS OBJECTIVOS
Antes de mais, constitui o principal objectivo deste projecto apoiar o PSD na conquista do maior número possível de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia do distrito.

Nesse seguimento, constituirá uma obrigação desta estrutura, não só a apresentação de diversas propostas que enriqueçam os programas eleitorais a apresentar pelo Partido, mas também a indicação de nomes a incluir nas diversas listas às Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia.

Pretende-se com tudo isto dar voz aos anseios da população mais jovem, aproveitando também esta oportunidade para aumentar a quantidade e a qualidade dos jovens autarcas do distrito.

C) – ACTIVIDADE ATÉ ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS
A primeira tarefa desta estrutura será efectuar um levantamento dos actuais jovens autarcas do distrito. Prestes a estar concluída, possibilitará à estrutura convocar o Plenário Distrital dos Jovens Autarcas Social-Democratas (JASD), espaço privilegiado de debate e proposta de novas ideias.

Adicionalmente, irá esta estrutura organizar um dos painéis integrados na Convenção Autárquica Distrital do PSD, a realizar muito em breve, e onde traremos à nossa região, mais do que oradores de referência, jovens exemplos a seguir no desempenho das funções autárquicas.

A actividade mais frequente deste projecto, no que diz respeito ao período “pré-Autárquicas”, tem a ver com a apresentação de propostas, sejam elas transversais aos diversos concelhos, ou específicas a um deles em particular, tendo como denominador comum a política de juventude. A este respeito, poderá a mesma assumir diversas formas, desde conferências de imprensa regularmente promovidas pela estrutura, até artigos de opinião assinados pelos seus elementos, e preparados no âmbito do projecto. Enquanto a primeira forma privilegiará as propostas transversais, os artigos de opinião deverão ser dirigidos para a realidade autárquica do concelho de quem os assina.

D) – ACTIVIDADE APÓS AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS
É firme intenção desta Comissão Política Distrital que o Projecto Autárquico 2005 não termine no dia das eleições, estando previsto que a sua actividade prossiga, através da interligação com os jovens autarcas entretanto eleitos.

Assim, imediatamente após o acto eleitoral, e em articulação com a Comissão Política Nacional da JSD, irá ser organizado um conjunto de acções de formação política, tendo como destinatários esses mesmos autarcas, procurando dotá-los das ferramentas indispensáveis à prossecução das melhores políticas nos seus concelhos e freguesias.

Adicionalmente, e para além de continuarmos a dinamizar com regularidade encontros dos Jovens Autarcas Social-Democratas (JASD), irá ser promovida, numa base semestral, a Convenção dos Jovens Autarcas do Alto Minho. Para além de fórum de discussão de diversas questões relacionadas com o desempenho das funções autárquicas, esta Convenção ambicionará algum mediatismo, na medida em que se procurará trazer ao distrito diversas figuras de relevo no panorama político e autárquico nacional.