segunda-feira, março 21, 2005

XVIII CONGRESSO NACIONAL DA JSD

Apresentação da Moção, levada ao XVIII CONGRESSO NACIONAL DA JSD pelo Conselho Distrital de Viana do Castelo da Juventude Social Democrata, pelo companheiro André Gigante

Caros Companheiros,

A moção que tenho a honra de vos apresentar, em nome do Conselho Distrital de Viana do Castelo, visa, antes de mais, uma modernização na imagem e na forma como nos dirigimos aos nossos jovens.
Podemos ter (e temos) as melhores ideias para o desenvolvimento dos nossos concelhos e distritos, podemos ter (e temos) os melhores quadros políticos jovens, podemos ter uma dinâmica assinalável ao nível da acção política…mas nada disto é importante se não conseguirmos fazer chegar essa mensagem ao nosso público-alvo, aos nossos eleitores, aos nossos jovens.

É uma moção simples, mas pragmática, apresentada com o intuito de que este Congresso ratifique a mudança da designação da “JSD Viana do Castelo” para “Distrital da JSD Alto Minho”.

Mudança esperamos também que seja o mote deste 18.º Congresso.

Numa altura em que a nossa JSD comemora os seus 30 anos, temos tudo menos motivos para celebrar.

Porque esta liderança, herdou o 3.º maior Grupo Parlamentar na Assembleia da República, e transformou-o em ZERO.
Esta CPN pegou numa JSD coesa, dinâmica e interventiva, e transformou-a numa estrutura amorfa, apática, e com permanentes quezílias internas.

Não é isto que queremos para a nossa JSD!!!

Há uns anos, eu olhava para a JSD do meu distrito, com a liderança do Jorge Nuno, e via o mesmo que tenho visto nestes últimos 2 anos a nível nacional.
Um exercício do poder interno baseado em interesses pessoais, uma perspectiva carreirista de estar na JSD, enfim, tudo aquilo que de mau se diz sobre as juventudes partidárias.
Onde está, e onde estava, a luta pelos interesses dos nossos jovens, a forma desinteressada de fazer política, a voz activa dos militantes na discussão e decisão política?

Felizmente, para a Distrital de Viana do Castelo, ou melhor, para a Distrital da JSD Alto Minho, os tempos agora são outros.

No Alto Minho existe agora uma JSD onde as decisões são tomadas por todos.
No Alto Minho existe agora uma JSD onde os nomes indicados ao Partido para integrar listas eleitorais não são sempre o mesmo.
No Alto Minho existe agora uma JSD dinâmica, democrática e interventiva.

Oxalá este Congresso queira e saiba aproveitar esta onda de mudança, tal como o fez o Distrito do nosso ainda Presidente.


André Gigante