segunda-feira, maio 08, 2006

I Convenção Nacional de Jovens Autarcas Social Democratas


Teve lugar no passado dia 29 de Abril, na Batalha, a I Convenção Nacional de Jovens Autarcas Social Democratas.

O evento, que contou com a participação de um elevado número de autarcas eleitos da JSD, foi mais uma iniciativa dos JASD através do seu Coordenador Nacional Fernando Lopes, em colaboração com a CPN da JSD. Refira-se ainda o grande apoio da CPD-JSD Leiria, na pessoa do seu presidente Daniel Rebelo, bem como do PSD local e do Vereador com o pelouro da Juventude daquela autarquia o companheiro Paulo Baptista.

O objectivo do evento foi "dar palco" aos autarcas da JSD, como aconteceu com os três oradores que constavam nos vários painéis, todos eles autarcas de referência para a estrutura: Afonso Costa, Presidente da Junta de Freguesia de S. João (Lisboa), Rui Ladeira, Presidente da Assembleia Municipal de Vouzela (Viseu), e o mais jovem Presidente de Câmara Municipal do País o companheiro Ricardo Pereira de Arganil (Coimbra).

Antes do início dos trabalhos fez-se um minuto de silêncio em memória do autarca, presidente de junta de freguesia no concelho de Lisboa brutalmente assassinado por um funcionário.

Seguiu-se um dos momentos altos da convenção, que foi sem duvida a apresentação do Manual do Autarca. Esta ficou a cargo do seu mentor Ricardo Leite, Coordenador Nacional do Gabinete de Estudos da CPN-JSD, que em apenas 15 a 20 minutos fez uma apresentação precisa e pragmática sobre este grande legado para os jovens autarcas.

Por fim, e para encerrar com chave de ouro estavam guardadas as intervenções do Presidente da CPN da JSD que depois de assistir a grande parte dos debates, atendeu ao pedido de vários autarcas presentes, e comprometeu-se a realizar uma segunda convenção de autarcas em Vouzela, bem como, em colaboração com o coordenador dos JASD, apresentar brevemente um Projecto de Lei na Assembleia da Republica, através dos Deputados do PSD sobre a Reforma do Sistema Politico em especial no que diz respeito à lei eleitoral das autarquias.

Outra das grandes intervenções por que todos aguardavam, era a do Dr. Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, convidado para a sessão de encerramento, e que de uma forma "politicamente incorrecta" deixou vários conselhos a todos os presentes. Refira-se a título de exemplo que defendeu que eleições autárquicas se deveriam realizar por fases ou seja em dias diferentes consoante o concelho, ao invés da actual eleição num único dia reservado para o efeito. Disse ainda que "è importantíssimo sabermos dizer que não nos lugares que ocupamos, porque o País encontra-se neste estado lastimável porque grande parte dos nossos autarcas e políticos em geral, só sabem dizer sim", e que defende uma alteração à lei eleitoral autárquica, porque tal como ela está não dignifica em nada o poder local e muito menos os autarcas.

No entender dos participantes a tarde foi muito produtiva tendo-se abordado temas da actualidade no que concerne aos vários patamares do poder local desde as Juntas de Freguesia, Assembleias Municipais até as Câmaras Municipais.

Fonte: JSD Nacional